como desenhar retratos a lápis





No tutorial de hoje vou mostra para vocês como desenhar retratos.
Quanto mais melhoramos no desenho, mais coisa agente quer fazer, até que chega uma hora que agente se considera preparado para desenhar retratos.
Para desenhar uma pessoa, temos que medir o tamanho que vai ficar, fazer sombreamento, copiar a posição que a pessoa esta.
 Exemplo: se a pessoa esta de lado, o olho vai ter que ser desenhado de lado, o nariz, a boca, em fim, a proporção vai ser do jeito que a pessoa esta.
Veja logo abaixo como desenhar retratos passo a passo.




Esboço - Primeiro de tudo, faça o esboço exatamente igual à pessoa que você esta desenhando. Se o esboço não estiver igual à pessoa, o resultado final também não vai parecer. Então faça com maior cuidado e atenção. Capriche na hora de desenhar o olho, pois esta é a parte principal de um desenho. Se você não consegue olhar num  desenho e fazer as medidas certas, então use um lápis para ir medindo o tamanho do queixo, da orelha, etc...
Deixe no esboço as marcações de onde vai ser a sombra, para ficar mais fácil.

Olhos - Comesse a fazer o sombreamento do olho. Eu já fiz um post aqui ensinando a desenhar olhos, então não vou entra muito em detalhes nesta parte. Se você não sabe como desenhar olhos clique aqui como desenhar olhos .
Tente imitar o sombreamento do olho da pessoa que você esta desenhando. Não deixe os cílios pretos de mais, use um lápis mais fraco para fazer esta parte. Veja cada detalhe do olho da pessoa. Use o Esfuminho para fazer o sombreamento, ou um cotonete.




Sobrancelha - Comesse a desenhar a sobrancelha. Esta é uma das partes que eu mais gosto.
Faça os fios pequenos, a cor vai depender da pessoa que você esta desenhando, esta sobrancelha eu fiz bem pretinha, usei o lápis 8B para fazer ela. Passe um lápis claro em todo o contorno da sobrancelha, depois só vai fazendo os fios. Tem partes mais escura e umas mais claras.




Sombreamento da testa - Chegamos à testa. Eu usei um lápis 4B, mais fraco. Faça a iluminação, conforme como esta na foto. Não tente inventa.




Sombreamento do rosto - Deixe as iluminações, as sombras. Depois de sombrear todo o rosto, passe algodão para espalhar o grafite, ou esfuminho.

Fazendo cabelo - A pessoa que eu estou desenhando, tem cabelo curto e preto. Então eu vou usar um lápis de tom forte, usei o 8B. Mas primeiro de tudo faça todo o cabelo com o lápis normal, de cor fraca.

Fazendo cabelos - Agora vamos usar o lápis 8B, comece a fazer os fios do cabelo. Passe o algodão para ir espalhando.
Dica. Não aperte o lápis de mais, pois o lápis já tem um tom forte, se aperta vai estraga o desenho. Veja que eu pintei o olho dele, deixei mais escuro, para fica igual o da foto.




Finalizado - Pronto, terminamos o desenho.
 Desenhe com cuidado, atenção, e paciência. Se o resultado final não ficar como você imagina, tente outro dia de novo. Veja na imagem abaixo como ficou.



←  Anterior Proxima  → Página inicial

2 comentários:

  1. Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
    reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
    Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    decerto que virei aqui mais vezes.
    Sou António Batalha.
    Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
    siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

    ResponderExcluir
  2. Oi ANTONIO BATALHA.
    Nossa, obrigada. Sim com certeza, escrevo e compartilho o que eu sei, tento ensinar o que eu sei para as outras pessoas, e faço isso com todo amor e carinho, pois eu amo desenhar.
    Vou da uma olhada no seu blog. Seja sempre bem vindo ao meu blog.
    Abraços..

    ResponderExcluir