(TUTORIAL) como sombrear um rosto





Oi pessoal.
Neste tutorial vou mostra para vocês como  fazer o sombreamento do rosto.Muitas pessoas,principalmente os iniciantes,tem muita dificuldade na hora de sombrear o rosto.Tem pessoas que desenha só o esboço só para não fazer o sombreamento,não vamos
fugir de aprender.É importante aprender a sombrear,pois o sombreamento da mais vida ao desenho,da mais efeito de realismo.Acompanhe logo abaixo e aprenda a sombrear,quero ver o desenho de todos vocês,com um lindo sombreamento rsr...

Primeiro


  • Comesse fazendo o sombreamento da testa. Com o lápis 4B faça o sombreamento na testa inteira, bem de leve. E com um tom mais escuro, use a cor 6B e passe nas partes que vai fica mais escura. Assim vai fica uma parte escura e uma clara. Veja na imagem acima, você esta percebendo algo?
  • No meio da testa esta um efeito de brilho iluminação. Esta uma escala de cores, uma parte esta mais escura e outra mais clara. E essa é a intenção, não deixe espaço totalmente branco, pois assim vai fica parecendo o branco da folha.




  • Passe o algodão por ultimo, assim espalha o grafite e da um tom mais realista.

Segundo

  • Agora passamos para a parte do nariz. Para fazer o sombreamento do nariz é a mesma coisa. Mas eu usei um lápis de tom mais forte, usei o lápis 8B. 
  • Faça todos os detalhes possíveis, se tiver sombras em baixo do nariz, faça também. Use o esfuminho para espalha o grafite, mais se não tiver use cotonete.
  • Veja que embaixo do olho, eu fiz um pequeno risco, por que eu fiz este risco?
  • Eu fiz por que a moça vai esta sorrindo, então vai aparecer este pequeno detalhe embaixo do olho.


Terceiro
  • Agora comesse a fazer o sombreamento do rosto.

 Faça à mesma escala de cores. Faça as marcações aonde vai ser, mas escuro e aonde vai ser mais claro e comesse a sombrear.
  • Preste atenção nos detalhes, faça com cuidado e calma. Ela vai esta sorrindo, por isso vai fazer uma covinha no rosto, então você vai fazer isso usando o lápis 8B.






·  Pronto, terminamos a parte das bochechas. 
Lembrando que você não pode esquecer de deixar o sombreamento que vai dar volume na bochecha. Com o lápis 8B comesse a sombrear fazendo certinho o contorno da bochecha, e com o cotonete vai espalhando.




Quarto


  • Chegamos na  parte da boca, eu gosto de mais quando vejo o desenho assim pela metade.Vamos desenhar a boca. Faça um pequeno sombreamento no cantinho da boca, faça com o lápis 8B, pois este risquinho tem que ficar forte.



Quinto
  • A boca já esta prontinha. 
  • Detalhe tem boca que faz um pequeno risquinho embaixo. Mas este risquinho é feito sombreando, não é um risco qualquer. Como é uma parte bastante complicada, use o cotonete que é menor, e fará o sombreamento certinho.
  • comesse a fazer o cabelo, veja que os riscos já estão prontos, se você não sabe como desenhar cabelos, clique aqui e aprenda  como desenhar cabelo




Pronto, agora já terminamos. E conseguimos fazer o sombreamento, Espero que vocês tenham gostado.
Qualquer duvida é só me perguntar.

←  Anterior Proxima  → Página inicial

6 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho, estou seguindo.

    aproveito e te convido para estar comigo em www.mulherzinhapoderosa.blogspot.com.br e em nossa fanpage.

    bjins e sucesso!!

    ResponderExcluir
  2. Seus tutoriais são ótimos!
    Estou começando a aprender a desenhar pessoas de forma realista e seu blog está me ensinando várias coisas, obrigada!

    Aqui, faça um tutorial mostrando qual material uma pessoa que quer desenhar precisa ter...
    Eu vi você falando para usar o "esfuminho" mas eu não sei o que é isto exatamente. Para sombrear eu costumo usar lápis comum e esfumo com o dedo. Você sitou o lápis 4B, eu pesquisei no google e vi que tipo de lápis ele é, junto com alguns outros da mesma marca; mas se você pudesse descrever como se usa cada um seria de grande ajuda para quem está começando.

    Abraço!
    www.radigehanna.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

  3. Olá Radige Hanna.
    Obrigada. Fico feliz que você tenha gostado.
    Então, você me disse que não sabe os materiais para desenhar. Como você me disse que esta fazendo desenhos realista então para fazer este tipo de desenho, você vai precisar de graduação de lápis diferentes, só o lápis comum, não é o suficiente para da o efeito realista. Eu já tinha feito uma postagem falando sobre lápis veja http://gleicykelly1993.blogspot.com.br/2013/07/o-lapis-certo-para-desenhar.html

    Mas neste fim de semana, vou fazer um post falando sobre todos os materiais que vão ser preciso para fazer desenhos de nível iniciantes até o avançado.
    Aguarde.
    Beijo. Obrigada pela participação.

    ResponderExcluir